![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjijyceQN4z3WXxM_lRzaERyj-SrIwIFJc4RKICLkkokJmSgC-ETvVSJ2JK6WSyN-fsdwOJFNiFl0oBsTRVbMz9Dbp3DNPpQyGJSJ6pOM5rkHTogS9T-t9Q4_rrYf7Kb5AkFOYPVY9U6pY/s400/Esparguete+Carbonara.jpeg)
![](http://kitchenet.aeiou.pt/i/p.gif)
200grs de cogumelos (cortados as fatias)
150grs de bacon (ou presunto não muito seco, cortado às tiras)
1 dente de alho (picado)
1 cebola (picada muito fininho)
2 gemas de ovo
200grs de natas frescas
50grs de queijo ralado
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
4 colheres (sopa) de azeite
1 medida de água ardente ou vodka
Sal e pimenta preta moída q.b.
400 a 500grs de esparguete
1 raminho de salsa para decoração (opcional)
![](http://kitchenet.aeiou.pt/i/p.gif)
![](http://kitchenet.aeiou.pt/i/p.gif)
Coloque ao lume uma panela com água, sal e um fiozinho de óleo. Quando a água estiver a ferver, ponha o esparguete e deixe cozer.
Numa frigideira, ponha o azeite e deixe ficar bem quente. Adicione o alho, o bacon e a cebola e deixe cozinhar bem até a cebola começar a caramelizar. Junte os cogumelos mais o sal e pimenta e vá dando voltas até os cogumelos estarem praticamente cozinhados. Acrescente então a água ardente (ou vodka) e mexa muito bem, até o álcool evaporar.
Adicione depois as natas frescas, das quais deve reservar duas colheres de sopa que vai misturar às gemas. Quando as natas começarem a borbulhar na frigideira, acrescente este preparado e os queijos. Baixe o lume e deixe o creme borbulhar por mais uns 2/3 minutos, mexendo frequentemente.
Entretanto, retire o esparguete já cozinhado ("al dente"), passe por água a ferver, escorra e deite um fiozinho de azeite. Sirva um pouco para cada prato, coloque o molho de carbonara por cima e então o raminho de salsa a decorar. Bom apetite!
0 comentários:
Enviar um comentário